Sobre Nós

Contato

Contate Nós

Tudo que você precisa saber para financiar apartamento

Tudo que você precisa saber para financiar apartamento

Tudo que você precisa saber para financiar apartamento

Tudo que você precisa saber para financiar apartamento

Introdução

Essa é uma opção muito procurada por quem quer adquirir a casa própria: financiar apartamento e contar com a ajuda de alguma instituição.

Esse é um assunto que levanta muitas dúvidas nas pessoas, especialmente quando se trata de adquirir o primeiro imóvel. Muitos sequer sabem que essa é uma alternativa. 

Mas com algumas dicas você pode tirar de letra todos os trâmites que envolvem o financiamento de imóveis. Esse é um guia com tudo que você precisa saber para financiar apartamento!

Como financiar um apartamento

Basicamente, o financiamento imobiliário consiste na aprovação de crédito por uma instituição financeira que paga ao vendedor do imóvel – que pode ser uma imobiliária, uma pessoas ou construtora – o valor que o requerente quer que seja financiado e a partir desse momento a dívida é com o banco, e não com o vendedor. 

O imóvel pode ser tanto um usado quanto um novo. Ele fica no nome da pessoa que requereu o financiamento, porém o mesmo não pode ser vendido enquanto a dívida com o banco não é quitada. 

Para que o financiamento seja aprovado as instituições financeiras analisam uma série de quesitos. Para começar, apenas maiores de 18 anos podem pedir um financiamento.

Outro quesito analisado é o CPF – Cadastro de Pessoa Física. O banco avalia se há alguma restrição em relação ao seu CPF no Serasa ou no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). 

Por isso, é bem recomendável que você “limpe” seu nome antes de requerer um financiamento. 

O banco também avalia e pede a comprovação da renda familiar. Para comprovar são aceitos olerites, extratos bancários, comprovante de declaração do Imposto de Renda, etc. 

O banco pede essa comprovação para saber se a pessoa terá condições de pagar a dívida com a sua renda e é algo muito importante, pois as parcelas não poderão passar de 30% da renda familiar. 

Pessoas que não possuem uma conta em banco também podem pedir para financiar apartamento ou outro tipo de imóvel. Para isso devem preencher um formulário próprio sob a orientação do gerente do banco. 

O valor do imóvel também é avaliado pela instituição financeira através de um especialista para confirmá-lo. Após isso o contrato é elaborado, deve ser assinado pelo comprador e pelo vendedor e registrado em cartório. 

Depois do registro, o banco libera o crédito e o pagamento para o vendedor é feito. E aí sim a dívida com o comprador começa a ser cobrada pelo banco conforme o que foi combinado. 

Documentos exigidos

Ao todo, resumidamente são necessários os seguintes documentos para requerer um financiamento de um apartamento ou de outro imóvel:

  • RG (Carteira de Identidade), original e cópia;
  • CPF, original e cópia;
  • Comprovante de estado civil, original e cópia;
  • Comprovante de renda, original e cópia.

Pessoas casadas “no papel” ou em união estável devem também apresentar a mesma documentação do parceiro ou parceira.

Lembrando que você pode fazer a simulação do financiamento online (vamos dar mais detalhes sobre isso mais adiante), mas todo o processo de requerimento deve ser feito presencialmente na agência do banco escolhido. 

Ou seja, todos esses documentos devem ser entregues em mãos ao gerente. 

Dicas extras

  • Trabalhadores autônomos têm mais facilidade de ter o crédito aprovado quando são MEI (Microempreendedor Individual).
  • Quanto mais tempo como cliente de um banco você for, maiores são suas chances de conseguir o financiamento com ele. Isso é, se a instituição avaliar que você tem condições de quitar a dívida, pois conhece seu histórico de crédito e sabe quanto dinheiro circulou na conta vinculada a você.
  • Se você paga um valor de entrada mais elevado, as chances de conseguir um financiamento maior do valor máximo do imóvel aumentam
  • Tenha calma. O banco leva algum tempo para analisar todos os documentos e requisitos e aprovar o crédito e serão necessárias mais de uma visita ao banco até que tudo seja concluído. 

Financiamento de apartamento: vale a pena?

Bom, o financiamento de apartamento ainda é a melhor opção para muitas pessoas que sonham com a casa própria. Isso porque muitos bancos oferecem condições mais acessíveis para facilitar o pagamento por mais pessoas. 

Algumas das instituições mais procuradas para o financiamento de imóveis são a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, etc. Elas geralmente oferecem taxas de juros mais atrativas. 

Você pode ainda fazer uma simulação para saber se pode financiar um imóvel. Geralmente essa simulação pode ser feita online nos próprios sites dos bancos. 

Nela você pode conferir as taxas de juros e então escolher qual instituição oferece as melhores condições para você.

Na simulação você preenche uma série de campos e consegue ter uma boa ideia do valor que o banco disponibilizará no empréstimo. 

O interessado em financiar apartamento deve ficar atento e analisar se realmente tem condições de quitar a dívida com a instituição financeira, pois caso contrário o banco pode entrar com uma ação judicial pedindo o imóvel de voltar para leiloá-lo como forma de quitar o débito e os gastos jurídicos.

Além disso, outra questão para ficar de olho são as multas por atraso, que podem chegar a  2% em relação ao total da dívida, e os juros por mês de atraso, que por sua vez podem chegar a 1% do total da dívida. 

Esse foi o nosso post com tudo que você precisa saber para financiar apartamento ou outros tipos de imóvel. Esperamos que ele tenha sido bem esclarecedor para você, mas caso ainda tenha alguma dúvida você pode comentar abaixo.

Você pode também deixar suas sugestões de tema que quer ver aqui no blog. Vamos ficar muito felizes em poder te ajudar! Acompanhe o blog para não perder nada!

E se você tem interesse em financiar apartamento, confira as nossas opções. Contamos com apartamento de 2 quartos, apartamento de 3 quartos, apartamento de 4 quartos e muitas outras opções de imóveis. 

Você pode ainda optar por comprar apartamento na planta. A Construtora Lage pode te ajudar de várias formas a realizar o sonho da casa própria ou apenas a encontrar o melhor lugar para você nesse momento. Entre em contato!

Confira tambem:

Quero informações!
X
Captcha