Sobre Nós

Contato

Contate Nós

Entenda o valor da sua taxa de condomínio!

Entenda o valor da sua taxa de condomínio!

Entenda o valor da sua taxa de condomínio!

Todos os condôminos recebem, mês a mês, o boleto de pagamento da taxa de condomínio. Contudo, poucos sabem como é calculado o valor dessa taxa.

Saber os gastos que compõem a taxa de condomínio é muito importante para acompanhar as despesas do dia a dia e para saber identificar se o valor cobrado está ou não condizente com a situação do edifício.

Neste artigo, vamos explicar os dois tipos de despesas, falar sobre a importância do Fundo de Reserva e mostrar como diminuir as taxas de condomínio.


Despesas Ordinárias

As despesa ordinárias estão relacionadas aos gastos do dia a dia de um condomínio. Normalmente, é possível estimar qual será o valor dessa despesa ao longo do ano, visto que elas acontecem com frequência regular e não sofrem muitas variações de valor.

São despesas ordinárias:

  • – Contas de Água, Luz, Gás e Seguro;
  • – Salários de Porteiros e Faxineiras;
  • – Manutenção de Elevadores;
  • – Materiais de Limpeza;
  • – Taxas Bancárias e da Administradora.

Despesas Extraordinárias

As despesas extraordinárias estão relacionadas aos gastos não recorrentes do condomínio. Elas podem ocorrer por conta de imprevistos ou para realizar benfeitorias.

Exemplos de despesas extraordinárias são:

  • Pinturas na Fachada;
  • Troca de Peças de Elevadores;
  • Instalação de Sistemas de Segurança;
  • Compra de Móveis e Decorações;
  • Indenizações Trabalhistas;
  • Reformas nas Áreas Comuns.

O Fundo de Reserva

Ao somar todos os custos, é importante reservar uma quantia para o Fundo de Reserva do condomínio. Esse fundo serve para garantir que os condôminos, diante de despesas extraordinárias e inesperadas, não precisem pagar uma taxa tão alta de condomínio.

Essa reserva de emergência é muito importante e dá segurança eletrônica os moradores diante de imprevistos. Normalmente, o valor destinado ao Fundo de Reserva é calculado entre 5% e 10% da soma das despesas mensais.


“O Fundo de Reserva dá segurança diante de imprevistos”


O Valor do Condomínio

Portanto, o valor mensal da taxa de condomínio será calculado após a soma de todos esses custos que envolvem a sua manutenção. Além disso, o valor exato do condomínio para cada morador pode ser calculado de duas formas diferentes:

Por Fração Ideal

Os custos pagos devem ser diretamente proporcionais à metragem de cada imóvel. Você pode encontrar a fração ideal e a metragem na matrícula ou na escritura do seu imóvel!

Por Unidade

Nesse caso, a taxa de condomínio é igual para todos os condôminos. Divide-se os custos totais pela quantidade de unidades do edifício.


Como Reduzir a Taxa de Condomínio?

Sabemos que nem todos estão satisfeitos com o valor pago mensalmente ao condomínio. Por isso, separamos algumas dicas de como reduzir essa taxa:

Portaria Virtual

Sabemos que uma das maiores despesas do condomínio é com o pagamento de salários de porteiros. Por isso, instalar o serviço de portaria virtual pode reduzir, e muito, o valor da taxa de condomínio.

Renegociação de Seguros

São diversas empresas que fornecem seguros para condomínios, e é importante fazer novos orçamentos a cada vencimento. Nem sempre o seu seguro atual tem o melhor custo/benefício do mercado.

Troca da Administradora

Assim como nos seguros, nem sempre a administradora do seu condomínio oferece o melhor serviço pelo melhor preço. Não hesite em fazer novos orçamentos.

Taxas Bancárias

Outro gasto recorrente dos condomínios é com custos bancários. Muitas vezes, há cobrança de taxas de manutenção de contas e de emissão de boletos bancários, por exemplo. A dica é criar uma conta para o seu condomínio em um banco digital, como o Banco Inter, que não cobra essas taxas!

Vazamentos desconhecidos

É muito comum que o valor mensal de uso de água do condomínio esteja alto por causa de algum vazamento desconhecido no prédio. Compare o valor mensal que está sendo pago com o de outros condomínios de mesmo porte. Talvez seja preciso chamar um bombeiro!


Como a Lage faz:

A Construtora Lage não abre mão de entregar o o edifício com as melhores condições para funcionamento do condomínio, mesmo que isso signifique um custo de construção superior.

Por isso, nossas obras já são entregues com toda estrutura para portaria virtual. Além disso, prezamos por instalar medidores de água e de gás individualizados em cada unidade dos edifícios.

Dessa forma, a taxa de condomínio mensal de cada unidade fica mais justa, refletindo o uso real de água e gás de cada apartamento.

Além disso, já entregamos os edifícios com a administradora de melhor custo/benefício do mercado que conseguimos encontrar. Assim, o síndico não precisa se preocupar em fazer cotações e novas negociações.

Quer conhecer alguns empreendimentos com essas características? Conheça nossos empreendimentos em construção ou entre em contato para mais informações.

Confira tambem:

Quero informações!
X
Captcha